Vieilles Vignes

AOC Moulin-à-Vent

Safra : 2012

Cor : VERMELHO

Castas : 100% Gamay

Notas de degustação :
Cru do Beaujolais, o Moulin-à-Vent tem uma cor granada profunda com reflexos purpura. Nariz fino com aromas frutados e florais. Na boca, os aromas de pequenas frutas vermelhas (cereja) e de violeta evoluem com o tempo para aromas de íris, especiarias e pétalas de rosas murchas. É um vinho bem estruturado com taninos finos que envelhece bem.
Servir a 15°-16°.
Moulin à Vent tem a reputação de ser o Senhor dos Crus do Beaujolais.

Harmonização :
Paté de codorna - Pernil de cordeiro - Coq au vin - Ragu de lebre Caças de pelo ou de pena - Queijos curados - Caçarola de cerejas com pão de mel.

Colheita : As uvas são colhidas manualmente.

Vinificação : Maceração carbônica tradicional durante 8 a 12 dias para obter uma boa extração dos taninos e preservar os aromas naturais. Prensagem pneumática suave para evitar qualquer esmagamento.

Tipo de solo : solo granítico, constituído de areias grossas de granito rosa friável em decomposição, infiltrado de veias de manganês, que produz vinhos muito finos, carnudos e estruturados.

Hectares : 0,84 ha

Rendimento (Hl por ha) : 800 a 900 caixas de 6 garrafas por ano

Prêmios :
Medalha Grande Ouro - Concurso Internacional do Gamay 2013
Medalha de Prata - International Wine and Spirits Competition 2010
Revista "Bourgogne Aujourd'hui" Spécial Millésime 2008.
"Este vinho, para preservar a tipicidade do terroir, nunca conheceu uma barrica de carvalho, explica o vinhateiro."
"Ele conseguiu, com um estilo fino, expressivo, delicadamente frutado e com notas de especiarias, uma bela persistência aromática na boca. Nota: 15.5/20"